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Evento em versão on-line é oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Museu de Astronomia e Ciências Afins e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos.

Para divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos a partir de pesquisas vinculadas às diversas áreas de conhecimento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) realiza nesta quinta-feira (13) a XXV Jornada de Iniciação Científica.

Com as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a edição do ano de 2020 se adapta para ser inteiramente on-line, com os bolsistas apresentando seus projetos previamente gravados e interagindo com o comitê avaliador externo, formado pelos professores Antonio Augusto Videira (UERJ)Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). O encontro promoverá ainda uma homenagem à professora Guaracira Gouvea (1947 - 2020), em sua mesa de abertura que acontece às 10h.

Os interessados em acompanhar as apresentações podem participar na Sala Virtual, acessando por este link:

https://accounts.google.com/AccountChooser/signinchooser?continue=https%3A%2F%2Fstream.meet.google.com%2Fstream%2F8b0546eb-fe7f-4ab2-be77-d71fb4842493%3Fddr%3Dtrue&flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=AccountChooser

Para visualizar o Caderno de Resumos da XXV Jornada PIBIC, basta acessar este link http://www.mast.br/images/noticias/2020/agosto/caderno-de-resumos-pibic-2020.pdf

Programação:

10h - Abertura:

- Simone Rodrigues Elias (MAST), Marta de Almeida (Coordenadora do PIBIC), Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN).

10h15 - 25 anos PIBIC/MAST

- Andrea Costa MN e UNIRIO, e Fernanda Barbosa Reis PCI MAST.

10h30 - Educação e Ciência no Brasil: uma homenagem à profª. Guaracira Gouvêa.

- Carmem Irene C. de Oliveira - UNIRIO. - Apresentação de Vídeo da Coordenação de Educação em Ciências.

11h - Sessão de debates 1

- Andressa de Sousa Braz - A circulação e recepção da carta ao milionésimo 1922.

- Matheus Freire Silva Torres - Produção e circulação da carta ao milionésimo 1922.

- Yuri Costa Pinto Mariano - Documentação de acervo de objetos de C&T dos observatórios magnéticos de Vassouras e Tatuoca.

- Jackson Almeida de Farias - Estudo sobre editais de divulgação e popularização da ciência do CNPQ no período 2003-2015.

- Mateus Vieira Granja - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

- Nícollas Coêlho Brandão - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

12h - Almoço

14h - Sessão de debates 2

- Larissa Valiate Leal de Almeida

- Popularização da ciência e tecnologia a partir de instrumentos científicos de valor histórico do acervo do MAST.

- Taylan Sales Silva - Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil: a divulgação da astronomia na colaboração museu-escola.

- Edmo Martins Melo - Dados para um estudo prosopográfico: narrativa sobre transformações vividas no conselho deliberativo do CNPQ em seus primeiros vinte anos.

- Tainah Gouvêa dos Santos - Recuperação, preservação e acesso à informação: o arquivo CNPQ e o Prosopon.

- Guilherme Villela Pereira - Observações astronômicas nas expedições demarcatórias de limites no século XVIII - a viagem dos instrumentos.

- Maria Eduarda Couto de Melo - As comissões de limites: viagens e circulação de saberes e demarcação territorial na Amazônia durante o século XVIII.

- Heitor Martins Guimarães - A fronteira na história da antropologia: acervo digital, céu Tikuna e sazonalidade.

- Lia Fernandes Peixinho - A história da antropologia Tikuna em coleções digitais.

15 h - Intervalo

15h10 - Sessão de debates 3

- Iara Barbosa do Nascimento - Um diagnóstico sobre a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

- Núbia de Sousa Rodrigues - As instituições científicas na Exposição Internacional de Higiene e seu impacto na imprensa.

- Marcela Valverde Carvalho - Clima, saúde e espaço urbano.

- Bruno Felipe Monteiro Arruda - A constituição da astrofísica no Brasil.

- Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira - Mulheres e astrônomas.

- Jéssica Maria da Silva - Estudo de conservação preventiva de documentos científicos e históricos.

- Maria Elena Venero Ugarte - Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos - termos e conceitos em diagnóstico de conservação e indicação de propostas de tratamento.

- Victor Hugo de Paula Capilé de Souza- Estudo de estratégias em educação de ciências em museus de ciência e tecnologia.

16 h - Encerramento

Esta edição celebra os 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MAST. A Jornada é uma oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas coordenações do MAST e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação dos graduandos. A iniciativa busca estimular a vocação científica, proporcionando aos estudantes com potencial talento científico a participação em projetos de pesquisa.


A Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) com apoio do Horizonte 2020 lança nova chamada de vacinas para Covid-19.  Parceria global criada em 2017 com objetivo de desenvolver vacinas para evitar epidemias. A nova chamada está aberta até o final de setembro, mas as propostas serão avaliadas a cada três semanas para garantir o financiamento da pesquisa em tempo hábil.

A União Europeia co-financiou a chamada com 100 milhões de euros para apoiar o rápido desenvolvimento e a fabricação global de vacinas para Covid-19. O apoio da UE faz parte do compromisso de investir 1 bilhão de euros do programa de pesquisa e inovação da UE, Horizonte 2020, em pesquisas urgentemente necessárias para testar, tratar e prevenir a Covid-19.

Metade deste financiamento -50 milhões- já havia sido planejado no âmbito da parceria entre a Comissão e a CEPI. A quantia foi dobrada após o surto de coronavírus.

Confira a chamada em  https://cepi.net/wp-content/uploads/2020/07/Call-text_COVID-19_CfP_C2ii_web.pdf


Ao longo dos anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vem oferecendo uma série de atividades que despertam no público o interesse por temáticas da Astronomia, a exemplo de palestras, oficinas e observação do céu pela Luneta 21. Para ampliar esta ação, a Coordenação de Educação em Ciências do MAST desenvolve, desde 2018, o Curso de Astronomia para Visitantes, uma de atividade solicitada pelo público mais assíduo do Museu e que costuma esgotar todas as vagas de inscrição. Como tornou-se necessária a adaptação à nova realidade em tempos de combate ao novo coronavírus, a iniciativa vai migrar do auditório do MAST para a internet, criando uma oportunidade para alcançar um número maior de pessoas além do Rio de Janeiro. O novo formato do curso, que é totalmente grátis, vai estrear no Canal do MAST no YouTube - acessível pelo link https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg - no próximo dia 17, às 17h, com um tema que celebra os 100 anos do grande debate com que iniciou a compreensão da imensa complexidade do Universo: Astrofísica Extragaláctica.

Este módulo on-line será realizado ao longo das segundas, quartas e sextas-feiras até o dia 31 de julho. Para quem estiver interessado basta preencher o Formulário de Inscrição, que está disponível pelo link   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvVPQrH91DOHcN35IH6iBJ5YIwpN6K7VHYktpbX8OO_75CMw/viewform . 

Curso de Astronomia para Visitantes deseja trazer neste módulo os conceitos que permitem entender como se estimam distâncias no Universo, a estrutura das galáxias, os métodos com que são analisadas, os estudos sobre as maiores estruturas do Universo - os aglomerados de galáxias - e sobre as mais energéticas e exóticas fontes de radiação observadas, as galáxias de núcleo ativo (AGNs), que contém no seu interior os buracos negros mais poderosos existentes.

Sobre o tema

Astrofísica Extragaláctica é o estudo das grandes estruturas do Universo, que começou a partir desses debates e que não para de trazer descobertas inquietantes. As primeiras duas décadas do século XX foram um tempo de revoluções científicas sem precedentes, em todos os campos, desde a Matemática até a Antropologia. Em Astronomia, a classificação espectral de miles de estrelas se converteu também na opção de trabalho das primeiras mulheres astrônomas profissionais. A construção de telescópios cada vez mais potentes permitia enxergar objetos cuja existência nem era suspeitada no fim do século XIX. Em 1918, o astrônomo Heber Curtis, observando a "nebulosa" M87, identificou uma estrutura em forma de jato que literalmente rachava esta nebulosa, algo nunca antes visto, cuja natureza apenas se podia lançar hipóteses sem muitos fundamentos.

Em 1920, Curtis e o astrônomo Harlow Shapley participam de um intenso debate sobre um tema que gerava discussões desde o fim do século XVIII: O tamanho real da Via Láctea. Estabelecer ¿os limites da Galáxia¿ era um tema acirrado, que implicava em definir se todos os objetos observados faziam parte desta estrutura ou se estavam ligados a outras "grandes nebulosas". Os critérios para resolver esta discussão se transformaram em um dos episódios mais relevantes da ciência do século XX e se materializaram, poucos anos depois, na abertura de muitas janelas para observar o céu e para começar a entender o Universo como um ente em evolução e não como uma coisa estática.